segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Olá queridos amigos do blog, hoje iremos falar um pouco sobre a Caracterização da Escola onde fizemos nosso primeiro estágio.
Escola Estadual situada no bairro da Gruta, está sob a Direção de L. e a Coordenação do EJA com E.
A escola é assistida pelo Estado, mantida e administrada pelo poder público, está localizada num bairro de classe média alta, porém atende a parte mais carente dos bairros arredores, como o Canaã, Ouro Preto, “Grutão”, “Grutinha” e alguns alunos da Santa Amélia. O bairro é um pouco deserto e sem policiamento, as famílias são de classe baixa e na comunidade não há um espaço de integração e lazer, onde escola é o único espaço que possuem para qualquer necessidade da comunidade e quanto a assistência social e saúde estão totalmente descobertos.
A escola oferta a modalidade de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos no 1º segmento. A escola possui o número de 261 matrículas nos horários matutino, vespertino e noturno e organiza-se por meio de séries anuais.
Como já relatado a escola no período Diurno conta apenas com a modalidade do Ensino Fundamental, que possui 202 alunos matriculados, no turno Matutino são quatro turmas: 2º ano com 22 alunos matriculados, 3º ano com 18 alunos matriculados, 4º ano com 28 alunos matriculados e 5º ano com 29 alunos matriculados. Já no período Vespertino são também quatro turmas divididas da seguinte forma: 1º ano 17 alunos matriculados, 2º ano 23 alunos matriculados, 3º ano 20 alunos matriculados e 5º ano 27 alunos matriculados. No período noturno está divido em três etapas: 1ª etapa possui 17 alunos matriculados, 2ª etapa 22 alunos matriculados e 3ª etapa 30 alunos matriculados.
De um modo geral a escola é bem simples e possui pouco espaço, mais mesmo assim possui acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Abaixo estará descrito o que a escola possui e o que não possui.

Possui:
ü  4 salas de aula;
ü  1 sala para portadores de necessidades especiais mais não está sendo utilizada (por não haver alunos nessas condições);
ü  1 sala da Diretora onde funciona também a secretaria;
ü  1 sala de Coordenação que é utilizada também pelos professores;
ü  1 cozinha pequena para a preparação da merenda;
ü  1 Almoxarifado;
ü  1 Sala de leitura;
ü  1 Sala dos professores;
ü  1 Biblioteca que utiliza também como sala de leitura e vídeo;
ü  4 banheiros (1 masculino, 1 feminino, 1 especial e 1 para professores e funcionários);
ü  1 dispensa

Não possui:
ü  Auditório,
ü  Instalações para distribuição ou local para comerem a merenda, os alunos comem na própria sala de aula;
ü  Espaço de lazer e recreação é pequeno e coberto e não possui quadra de esporte;
ü  Biblioteca;
ü  Laboratório de informática (possui apenas um computador na sala de leitura).

Continuaremos amanha com mais informações sobre a caracterização da escola...


Nenhum comentário:

Postar um comentário