quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Finalização do projeto de intervenção!

                                               

Dia 18 de Novembro de 2011

Olá! Esse foi o dia do encerramento do nosso projeto de intervenção, utilizamos a dinâmica do passa ou repassa para que todos pudessem participar e para que pudéssemos ter um feedback   de tudo que havia sido trabalhado com os participantes, a respeito dessa atividade o resultado não poderia ter sido melhor e superou todas as expectativas, notamos que houve realmente a participação de todos e que o nosso objetivo foi alcançado. No segundo momento foi trabalhado outra dinâmica mais descontraída, a da arca de Noé, no qual foi trabalhado a coletividade, parceria, desenvoltura...
Por fim, nosso trabalho de intervenção não só alcançou como também superou todas nossas expectativas, como também foi uma experiência única e super agradável (vale destacar aqui, que esse é o nosso primeiro estágio supervisionado, portanto nosso primeiro projeto de intervenção), este foi um trabalho enriquecedor e inestimável. Abaixo segue na integra nosso projeto de intervenção.

Projeto de intervenção

1.    Delimitação e Justificativa do Tema
            Este projeto é atuante na área da gestão escolar que atrelado ao estágio supervisionado trará para a escola um fortalecimento e comprometimento das partes envolvidas, cujo princípio é levar mudanças e melhorias para a escola em prol de um ensino que permita resultados positivos na vida da comunidade.
            A temática abordada no projeto de intervenção refere-se ao Conselho Escolar, um dos assuntos sugeridos pela direção e coordenação da escola, a qual percebeu a necessidade dessa temática, devido o seu período de eleição e renovação do novo conselho.
            O Conselho Escolar é de extrema importância no ambiente educacional possibilitando a inclusão da comunidade junto às tomadas de decisões e esclarecimento das necessidades da escola. É de grande relevância numa gestão democrática a utilização do Conselho Escolar, que abrange os quatro seguimentos (docentes, discentes, comunidade e direção) de destaque na composição do ambiente democrático, cuja realização e andamento das funções e estratégias escolares devem estar sendo executadas por estes, para assim dizer que, de fato, uma gestão é democrática em suas ações.
A perspectiva de se ter um conselho escolar faz com que a comunidade sinta-se inserida no processo e tenha autonomia junto à direção, salientando a importância do reconhecimento da comunidade.
            Estaremos com isso, agregando experiência e envolvimento com a gestão escolar e demais partes, buscando a ampliação de nossos conhecimentos e antes de tudo, colocando em prática todos os conhecimentos e fundamentos teóricos transmitidos no curso de Pedagogia.   
            Em suma, é notável a importância do Conselho Escolar para a educação, tornando a escola um ambiente participativo, de um bom relacionamento com a comunidade, trabalhando numa parceria e assumindo um posicionamento de real democracia.

2.    Formulação de um problema


Qual a importância do Conselho Escolar no fortalecimento de um ambiente democrático?

             É através de uma gestão democrática e participativa que a escola é inserida e acaba por contribuir e responder os anseios da sociedade.  Com base na boa articulação entre os membros dos Conselhos Escolares em cada escola e comunidade, é possível construir uma identidade da escola, gerar uma funcionalidade enquanto instituição social que atenda às expectativas de seu público e da comunidade da qual faz parte e, principalmente, se mostrar como um órgão de natureza democrática, onde a comunidade a qual ela serve, cria a sua própria história.

3.    Objetivos


·         Geral- Ressaltar a importância do Conselho Escolar na gestão democrática.

·         Específicos:

- Conceituar o que é conselho escolar;
- Definir seus componentes;
- Destacar as ações promovidas pelo conselho.


4.    Revisão da Literatura
O conselho escolar é um órgão do colegiado que foi concebido com a função de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem através da participação de pais, alunos, docentes e funcionários, em comum acordo, sendo um mecanismo da gestão participativa, buscando a melhoria e crescimento da comunidade envolvida. Ele é inerente a própria natureza da escola, pois a representa junto à comunidade ao qual a escola pertence. 
            Ele acontece quando a gestão se declara participativa e democrática devendo ser organizado com todas as partes envolvidas. O conselho escolar é uma especificidade da escola não havendo a necessidade de acrescentar em seu termo a palavra educação.
            O conselho surge da necessidade da comunidade dizer para a escola o que ela precisa e dentro das suas competências, colocarem em prática aquilo que lhe foi solicitado.  Seria a ponte de ligação da sociedade para com o governo, pois através das informações apresentadas no conselho, os dirigentes da escola levam para os órgãos competentes os problemas e alternativas de soluções aumentando assim a possibilidade de acertos. Ele traduz o que essa comunidade necessita e envolve questões administrativas, pedagógicas e financeiras da escola.

Através desse mecanismo de ação coletiva é que efetivamente serão canalizados os esforços da comunidade escolar em direção à renovação da escola, na busca da melhoria do ensino e de uma sociedade humana mais democrática.  Hora (1994).

             



            O fortalecimento do Conselho Escolar dependerá da execução das ações e decisões que foram tomadas através das reuniões e da participação efetiva dos seus membros, onde permitirá uma confiança e envolvimento maior, pois verão projetos sendo executados a partir da união e trabalho descentralizado, colhendo os resultados que a própria comunidade necessita.


5.    Procedimentos Metodológicos

O presente estudo cuja temática abordada é o Conselho Escolar, sugerido pela equipe gestora da instituição, onde também é um tema que já foi trabalhado em outro momento de nossa formação acadêmica e que em conjunto com os nossos novos conhecimentos que foram adquiridos por estudos e pesquisas em relação ao assunto, irá nos auxiliar na execução desse projeto de intervenção.
Os procedimentos metodológicos a serem realizados nesse estudo estarão mais direcionados a modalidade de ensino EJA, pois nosso estágio acontece no período noturno, do qual a escola dispõe apenas de ensino EJA nesse horário. Estaremos trazendo explicações e incentivos para o corpo discente e docente através de todas as pesquisas prévias que ocorreram para a preparação do grupo.  Buscaremos integrar e trabalhar de maneira uniforme esse tema que envolve toda comunidade escolar da melhor e mais esclarecedora forma possível.
Serão utilizados na aplicação do projeto os seguintes recursos: vídeos, panfletos, transparências, para assim desenvolver e promover um melhor entendimento do assunto, interagindo positivamente com os alunos, professores e comunidade.
Por fim, realizaremos esse trabalho em conjunto com a gestão da instituição de ensino, esperando que este seja uma troca mútua entre as partes e que todos sejam beneficiados com a aquisição de novos conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário