quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Caracterização da relação comunidade e a escola


Mural do Projeto Folclore


              A escola está localizada no bairro da Gruta, este considerado de classe média alta, porém atende a comunidade mais carente dos bairros do Canaã, Ouro Preto, “Grutão”, “Grutinha” e Santa Amélia.
            A relação entre a comunidade e a escola é de uma grande parceria, podendo destacar o trabalho voluntário de um amigo da escola, ele é da própria comunidade, fica os três horários a disposição da direção, coordenação, professores e alunos. Este senhor é de grande importância, pois ele é a principal ligação da comunidade e a escola. Quando a direção precisa divulgar algum projeto, falar com algum familiar que não consegue o contato, o Tio M. (amigo da escola) consegue e transmite o recado, a comunidade considera-o um representante do bairro.
            A escola está aberta a comunidade, contribuindo para trabalhos e atividades em que a comunidade necessita de um espaço físico, como catecismo e feiras como a da pechincha organizada pela comunidade e o Tio M.
            A comunidade vê a escola como um bem comum para todos dos arredores dela e possuem bastante respeito. Devido está localizada num trajeto de pouco acesso, a coordenadora relata que desde que faz parte do quadro dessa escola, houve apenas um assalto, a comunidade realmente zela e procura proteger a escola, que é de grande serventia para eles.
            Como o estágio está sendo realizado no período da noite, o foco do estudo é na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – E.J.A, cujos próprios alunos estão inseridos com ações e projetos da escola, fazendo parte do Conselho Escolar.
            A escola funciona das 19:00 às 22:00, mas como já relatado o bairro não possibilita os alunos estarem saindo as 22:00 e as vezes são liberados um pouco antes. Destaca-se ainda o respeito e a preocupação pela modalidade do EJA, a distribuição do material e merenda é igualmente dividida e repassada aos alunos, assim como os da Educação Infantil e Fundamental.
            Em suma pode ser observada uma relação positiva e integrada entre a escola e a comunidade na medida do possível, já que os alunos do período noturno e do EJA, mais especificamente, possuem um agravante da evasão, que a escola tem conseguido diminuir, comprovando assim essa respeitosa relação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário